Busca por Código:
Toledo/PR, Domingo, 8 de Dezembro de 2019
Telefone:
(45) 3054-8383
 
 
  PARA VOCÊ
Área do Inquilino
Venda
Locação
Não encontrei o que procuro
Simuladores de Financiamento
  INSTITUCIONAL
Quem Somos
Quero Anunciar
Conheça Toledo/PR
Onde Estamos
Contato
  PREVISÃO DO TEMPO

 
  CONHEÇA TOLEDO/PR
 

Toledo é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se na região oeste, próximo a Cascavel, formando com este município um eixo de desenvolvimento ligado ao agronegócio, impulsionado pelo seu solo fértil e plano, que faz concentrar cooperativas e outras empresas do ramo, tornando-o um dos maiores produtores de grãos do estado. Sua população é de 120.934 habitantes, conforme estimativa do IBGE. 

A distância rodoviária até a capital do estado é de 540 km.


História

Toledo está situado numa região de colonização recente, e recebeu seus primeiros moradores em 1946, colonos oriundos da cidade gaúcha de São Marcos, na época interior de Caxias do Sul, para o então Território Federal do Iguaçu. Em 1951 o município foi emancipado de Foz do Iguaçu pela Lei nº 790, sancionada pelo governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto.

A primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952 e a instalação oficial em 14 de dezembro de 1952, quando se deu a posse do prefeito Ernesto Dalloglio (1952/1956).

Na década de 1960 a região contava com apenas cinco municípios: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.

Toledo surgiu quando a Industrial Madereira e Colonizadora Rio Paraná S/A - MARIPÁ, começou a explorar uma área de terra adquirida dos ingleses, denominadaFazenda Britânia.

A atividade inicial era a extração de madeira para os mercados da Argentina e Uruguai. A Maripá organizou um plano de colonização, fundamentado em pequenas propriedades, com média de 10 alqueires paulistas.

O desenvolvimento de Toledo se deu de uma forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espíritogregário.

Na década de 1960 para 1970 a modernização agrícola imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, ocasionando o êxodo rural e a acelerada urbanização.

A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, foi desenvolvendo-se na década de 50, levando à fundação do Frigorifico Pioneiro S/A. O frigorífico teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia no ano de 1964, implantando o sistema de integração nas áreas de aves e suínos e um complexo fabril que a tornou a maior indústria instalada no município. Inicialmente a Sadia atuava em Toledo através da Frigobrás, sediada no município, mas após a incorporação desta na Sadia S.A. o setor de compras saiu do município.

Mais recentemente a fusão da Sadia e Perdigão motivou a transferência da área administrativa para Curitiba, mas o complexo fabril gera cerca de 7 mil empregos na cidade, com sua produção voltada para exportação e também o mercado interno. Nos anos 90 a Sadia passou a investir na ampliação da área suinícola e Toledo expandiu seu rebanho de 100 mil para mais de 400 mil suínos.



Exibir mapa ampliado


           
(45) 3054-8383
 
Santos Dumont, 2885 sala 3
Toledo/PR
 
HOME
QUEM SOMOS
QUER ANUNCIAR
VENDA
LOCAÇÃO
CONTATO
ÁREA DO LOCATÁRIO
NÃO ENCONTREI O QUE PROCURO
LINKS EXTERNOS
NOTÍCIAS
GALERIA DE FOTOS
SIMULADORES FINANCEIROS
Redes Sociais:

Design by: